O que é digito da conta

O que é digito da conta

Já percebeu que grande parte dos seus documentos tem um dígito no final? Seja no seu RG, CPF, CNPJ ou até mesmo o seu número de matrícula da faculdade ou trabalho, esse número é conhecido dígito verificador (DV) e pode ajudar a impedir possíveis fraudes. O mesmo ocorre nas contas bancárias.

Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre a importância desse número e onde encontrá-lo na sua DigioConta.

  • Para que serve o dígito da conta?
  • Como encontrar o dígito da conta?

Para que serve o dígito da conta?

Muito antes de começar a ser usado em contas bancárias, o dígito verificador já era usado em diversos documentos. Ele costuma ser composto por um ou mais algarismos e localizado no final da sequência numérica.

No caso das contas bancárias, essa informação serve principalmente para validar se o número da conta realmente existe, evitar possíveis erros de digitação na hora de fazer transferências e impedir eventuais fraudes.

Essa checagem só é possível pois a criação desse número ocorre por meio de uma operação matemática usando todos os outros números da sequência. Assim, só aquele algarismo valida a informação.

A prova disso é que se você já tentou fazer uma transferência bancária e não o colocou ou informou o número errado, sabe que a transferência não foi concluída.

Vale lembrar que cada empresa ou órgão emissor de documentos pode usar a sequência lógica que achar mais apropriada para composição do dígito verificador, dificultando ainda mais possíveis fraudes.

Como encontrar o dígito da conta?

Geralmente você pode encontrar o dígito da sua conta no verso do seu cartão ou no aplicativo do seu banco.

Na DigioConta basta acessar o aplicativo e tocar no seu nome. Lá, você vai encontrar todas as informações necessárias para receber uma transferência como o número do Digio, sua agência e o número da sua conta com o dígito. Confira no vídeo a seguir o passo a passo:

Agora que você já sabe onde achar o número da sua conta, fica fácil saber qual é o dígito. Isso porque ele sempre está separado dos outros algarismos da sequência por um hífen ou espaço.

Exemplo: Conta número 001234-9

Nesse caso, o dígito verificador da conta é o algarismo 9.

Tirou suas dúvidas? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares usando uma das opções abaixo.

Assim como outros documentos oficiais – CPF, RG e CNPJ, por exemplo – o número da sua conta bancária tem um dígito no final, aquele que aparece depois do tracinho ou espaço. Por exemplo, na conta-corrente 123456-7, o 7 é o dígito. Mas, afinal, o que é e para que serve esse número?

O que é DV da conta?

Composto por um ou mais algarismos, o dígito verificad o r (DV) é um código usado para validar a existência da sua conta-corrente ou conta-poupança . Sua função principal é impedir erros de transmissão ou digitação e evitar possíveis fraudes .

Segundo o Banco PAN , ele é tão importante que, se for digitado incorretamente, a transação financeira não é concluída, servindo, assim, como um recurso utilizado pelos bancos para autenticação.

O tamanho do número da conta varia conforme a instituição bancária. Porém, em qualquer uma vai existir o dígito de verificação da conta logo depois dessa sequência numérica, como você pode conferir no seu cartão ou app do banco.

O DV surgiu para estabelecer um padrão e assegurar que a comunicação de dados fosse eficiente. A ferramenta funcionou e hoje ele aparece em uma porção de documentos, desde os de identificação até números de matrículas, boletos de cobrança e códigos de barras.

Como o dígito da conta é definido?

O dígito da conta não é escolhido ao acaso pelos bancos. As instituições financeiras utilizam diferentes métodos para chegar a ele, não há uma regra única para todos. De qualquer forma, a explicação é matemática: o número é resultado de cálculos de multiplicação, divisão e subtração.

No Banco PAN, por exemplo, o cálculo é o seguinte: multiplica-se todos os números da conta; depois, divide-se esse resultado por 11; o total é subtraído por 11; e então chega-se ao DV .

Assim como a conta, o número da agência às vezes também tem um dígito e é comum as pessoas confundirem os dois.

Embora tenham a mesma função de garantir a segurança das informações, ambos são diferentes – o dígito da agência nem sempre é pedido nas transações bancárias, inclusive. Se no seu caso eles forem iguais, foi só uma coincidência.

E quando são dois números ou uma letra?

Em alguns casos, em vez de um algarismo, o dígito da agência ou conta é representado pela letra X. De acordo com o Banco PAN, se você precisar inserir esse número para fazer uma operação (um depósito, por exemplo) e o teclado do caixa eletrônico ou do aplicativo só tiver botões numéricos, basta trocar o X por zero.

Exemplo: se a conta é 123456-X, ao fazer a transação, ficaria 123456-0.

Também pode acontecer de o dígito ser formado por dois números em vez de um. Nem sempre, entretanto, ao preencher os dados da conta para uma transação bancária, há um campo em que caibam os dois algarismos do código.

Nesse caso, o primeiro é acrescentado ao número da conta e apenas o último é considerado como dígito. A conta 123456-78, por exemplo, ficaria 1234567-8. Dúvida esclarecida, agora é só ficar atento a esse “detalhe” para evitar erros nas transações.

O que é digito da conta

Atualizado:
23/11/2021

Publicado:
23/11/2021

Leitura de
4 min

Comentarios
0

O que é digito da conta

Todas as contas correntes ou poupanças possuem números de identificação. A quantidade de números que compõem cada conta varia de banco para banco, mas normalmente essa identificação é composta por números + dígitos, que são separados por um espaço ou ou um traço (-), formando o dígito da conta.

Ele também é conhecido como dígito verificador da conta (DV). Este dado é utilizado para fazer transações como depósitos e transferências, também serve como validação do número da conta. Assim, ajuda a garantir a segurança das transações.

No texto de hoje, você conhece um pouco mais sobre o que é dígito da conta, sua importância e como identificá-lo em seu cartão. Boa leitura!

O que é dígito da conta?

O dígito da conta é um algoritmo de controle. Sua função é garantir a autenticidade e a validade de uma conta bancária. Ele é representado pelo número que aparece após o número de sua conta, seguido de traço ou espaço. Todas as contas correntes ou poupanças bancárias usam essa medida de segurança.

Embora tenham o mesmo formato e a mesma finalidade, o dígito da conta e o dígito da agência são coisas diferentes. Enquanto o dígito da conta normalmente é utilizado em transações, o dígito da agência só é utilizado para acessar sua conta digital.

Como encontrar o dígito da conta?

Você pode encontrar o dígito da conta em seu cartão físico, no aplicativo de seu banco ou no internet banking. Ao observar os números de sua conta, busque os dígitos finais, separados por um traço ou um espaço. Confira como encontrar o dígito da conta em diversos bancos:

Dígito da conta Caixa

Para encontrar o dígito da conta Caixa, é só pegar seu cartão e seguir estes passos:

  • Busque o número da conta (8 números). Ele está ao lado do número da agência (4 números) e do tipo de conta (3 números);
  • O dígito que está ao final do número da conta, separado por um hífen (-) é seu dígito da conta Caixa. 

Dígito da conta Caixa Itaú

Procure o número da conta Itaú na parte de trás do seu cartão. O dígito da conta fica após o número da conta (5 números), separado por um espaço.

Dígito da conta Bradesco

O número da conta fica registrado na parte frontal do cartão. Procure o dígito da conta no final desse registro.

Dígito da Conta Banco do Brasil

Observe a parte da frente de seu cartão físico do Banco do Brasil. Identifique o número da conta e procure o dígito da conta logo após esse dado. No Banco do Brasil, o dígito da conta pode ser representado pela letra X.

Dígito da Conta Santander

Busque o número da conta na parte de trás do seu cartão físico Santander. O dígito da conta Santander está logo após o hífen.

Bancos digitais

Os bancos digitais e as fintechs não costumam trazer as informações da conta impressas no cartão. Nesses casos, a forma mais fácil de encontrar o número e o dígito da conta é acessando o aplicativo da instituição financeira. Normalmente, ele está localizado ao final do número da conta, assim como nos cartões impressos.

Outros dados que você encontra em seu cartão

Além dos números e dos dígitos da agência e da conta corrente ou conta poupança, os cartões normalmente trazem outros dados importantes. Abaixo, você confere um pouco mais sobre eles.

Número da operação

Este dado, que aparece em cartões de algumas instituições financeiras, faz referência ao tipo de conta que o cliente possui.

Validade do cartão

O cartão também traz a informação sobre sua data de expiração. Essa informação fica exposta no formato de quatro dígitos separados por uma barra (/), sendo que os primeiros números se referem ao mês e os últimos, ao ano de vencimento do seu cartão.

Código de segurança

Essa informação normalmente aparece na parte de trás do cartão e costuma ter entre três e quatro dígitos. Esse código serve para aumentar a segurança de transações digitais em que o usuário não informa a senha numérica do cartão, como compras online ou por telefone. Esse código recebe diversas nomenclaturas: CVV, CVC, CVV2 ou CVC2.

O que é digito da conta

Você vai precisar utilizar o dígito da conta para fazer depósitos ou transferências para contas correntes ou contas poupança. Assim, a segurança das transações é assegurada e você não corre risco de fraudes. 

O que devo fazer quando o dígito da conta for representado pela letra X?

Em contas do Banco do Brasil, é comum que o dígito da conta seja representado pela letra X. Se você precisar fazer uma transferência para uma conta assim, basta usar o número zero (0) para representá-lo.

Como evitar erros na hora de digitar o código da conta ou da agência?

Leia as informações em seu cartão com muita atenção e digite os números devagar. Outra opção é fazer transações pelo PIX, já que você só precisa de uma informação do recebedor, que pode ser o CPF, o telefone ou o e-mail. Ainda assim, é essencial ficar atento aos dados informados e digitar sua senha com atenção.

Conclusão

O dígito da conta é uma ferramenta que as instituições bancárias utilizam para aumentar a segurança das transações, como transferências e depósitos. É possível encontrá-lo no seu cartão físico ou no aplicativo ou internet banking. Ele fica no fim do número da conta, separado por um hífen (-) ou espaço.

Agora que você já sabe localizar o dígito da sua conta, fique atento para utilizá-lo da forma certa e aumentar sua segurança. Conte para nós nos comentários se as informações desse texto foram úteis para você!

Separamos mais essas notícias para você: