No que se refere à hidrografia brasileira, assinale a alternativa INCORRETA

Questão 01. Hidrografia: (UEM-PR) Com respeito aos oceanos e aos mares, é CORRETO afirmar que:

01. o mecanismo das marés decorre da atração gravitacional exercida sobre a crosta da Terra pela Lua e pelo Sol. Basicamente, a cada doze horas, a maré sobe, levando outras doze horas para atingir seu nível mais baixo.

02. a dinâmica das correntes marítimas está relacionada às diferenças de temperatura das águas oceânicas, à disposição do relevo submarino e ao movimento de rotação da Terra.

04. a corrente marítima do Golfo exerce influência no clima da Europa Norte Ocidental, tropicalizando-o.

08. as ondas ou vagas oceânicas são decorrentes do movimento de rotação da Terra no sentido oeste-leste.

16. as ondas marítimas de grande envergadura e forte poder destrutivo estão associadas à ocorrência de maremotos ou de erupções vulcânicas submarinas.

32. a corrente fria de Humboldt, ao provocar a queda da temperatura do ar, reduz a evaporação das águas oceânicas e, consequentemente, também reduz as chuvas em grande parte da faixa costeira do Chile e do Peru.
Soma ( )

Questão 02. (UFPEL-RS) Os rios constituem um elemento essencial para o ser humano, desde os primórdios da humanidade até os dias atuais. Além de sua importância natural, destaca-se também sua funcionalidade política, econômica e social.  Os rios são correntes de água doce que se formam a partir de uma precipitação (chuva ou neve) ou de fontes naturais. Em uma bacia hidrográfica, é possível identificar diferentes elementos e características no percurso de um rio.

Bacia hidrográfica

II Mondo Grande atlante geográfico, 1998 (Adaptação).

Com base nos dados anteriores e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta a relação CORRETA dos elementos e características identificados na figura:

A) (4) Nascente, (3) Afluente, (2) Meandro, (1) Foz em Delta, (5) Margem esquerda e (6) Margem direita.

B) (6) Nascente, (2) Afluente, (4) Meandro, (1) Foz em Delta, (5) Margem esquerda e (3) Margem direita.

C) (4) Nascente, (2) Afluente, (5) Meandro, (1) Foz em Delta, (6) Margem esquerda e (3) Margem direita.

D) (6) Nascente, (3) Afluente, (2) Meandro, (4) Foz em Delta, (5) Margem esquerda e (1) Margem direita.

E) (2) Nascente, (1) Afluente, (4) Meandro, (3) Foz em Delta, (6) Margem esquerda e (5) Margem direita.

Questão 03. Hidrografia: (UEPG-PR–2007) Sobre os rios, seus elementos, erosão, transporte e sedimentação fluviais, assinale o que for CORRETO:

01. Nas regiões que normalmente coincidem com o seu curso superior, onde a maior declividade do terreno acarreta maior velocidade das águas, a ação erosiva de um rio é menos intensa.

02. Os rios de planalto geralmente possuem grande força hidráulica e têm importância para a produção de energia elétrica, fundamental para o desenvolvimento industrial.

04. As planícies de inundação ou aluvionais são formadas por ocasião das cheias dos rios.

08. As pequenas partículas de sedimentos, tais como silte e argila, são transportadas em suspensão, constituindo-se na carga de suspensão de um rio.

16. Dando-se as costas para suas nascentes, à direita fica a margem direita e, à esquerda, a margem esquerda.
Soma ( )

Questão 04. Hidrografia: (Udesc-SC–2008) Sobre a hidrografia é correto afirmar, EXCETO:

A) Regime é o nome dado à variação da quantidade de água no leito de um rio, ao longo do ano.

B) A foz em delta ocorre quando um rio encontra obstáculos formados por seus próprios sedimentos depositados.

Estude também sobre:  As Bacias Hidrográficas do Brasil Lista de Exercícios

C) A rede de drenagem, constituída por rios e lagos, é sempre muito importante para a prática da irrigação na agricultura.

D) Divisor de águas é o nome dado aos rios menores que atravessam outros rios, de maior envergadura.

E) Todos os rios brasileiros, com exceção do Amazonas, possuem regime pluvial.

Questão 05. Hidrografia: (Unioeste-PR–2007) Considerando que a água constitui um dos elementos físicos mais importantes na composição da paisagem terrestre, assinale a alternativa INCORRETA.

A) entre as múltiplas funções da água, destaca-se o seu papel como agente modelador do relevo da superfície terrestre devido à sua capacidade de controlar tanto a formação como o comportamento mecânico dos solos e das rochas.

B) A água precipitada que não é evaporada ou interceptada pela vegetação é redistribuída na superfície, escoando por ela ou infiltrando-se nos solos ou nas rochas.

C) A infiltração é o movimento da água dentro dos solos, o que significa dizer que são os solos que definem as quantidades de chuva que infiltram ou que excedem para escoar na superfície do terreno.

D) O processo de infltração da água nos solos é lento na superfície e rápido em subsuperfície.

E) As rochas situadas junto à superfície terrestre estão sujeitas à ação de processos de intemperismo (físico e biológico) e produzem os chamados mantos de alteração.

Questão 06. Hidrografia: (UFBA–2011) O oceano é uma enorme máquina térmica. O sol aquece-o nas zonas tropicais e o calor assim armazenado na água é restituído à atmosfera nas latitudes mais elevadas, o que o arrefece. É deste modo que se produzem as correntes oceânicas, […] transporta igualmente as substâncias dissolvidas na água, tais como o sal ou o carbono. […] O sistema oceano-atmosfera apresenta todas as características de um sistema interligado: o oceano reage às variações dos seus impulsos, mas com a sua dinâmica própria; por reflexo, estas variações afetam a atmosfera.
MINSTER, 1994. p. 11-75.

Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre os oceanos e suas características, é CORRETO afirmar:
01. As águas oceânicas são bem mais aquecidas nas altas latitudes e, à medida que migram para as baixas latitudes, tornam-se muito frias, formando inúmeras banquisas, que dificultam a navegação.

02. O movimento das correntes marinhas superficiais é extremamente influenciado pela ação dos ventos, que passam a deslocar grandes volumes de água em direção contrária ao movimento de rotação da Terra, principalmente nas latitudes intertropicais.

04. O movimento das marés ocorre em um só ciclo diário, de subida e descida do nível das águas oceânicas, causado pela passagem momentânea da Lua sobre cada paralelo do globo, ocorrendo, assim, em um só dia, uma enchente e uma vazante, separadas pela preamar.

08. As últimas décadas vêm sendo caracterizadas pelo intenso processo de poluição dos oceanos, resultante dos derrames de petróleo, da ruptura de oleodutos e de lançamentos de canais efluentes, que alteram o ecossistema marinho, com reflexos no setor pesqueiro.

16. A atmosfera reage aos impulsos do oceano e vice-versa, ou seja, sobre as grandes massas de águas frias a pressão atmosférica acima delas é menor, originando os furacões.

32. O fenômeno El Niño possui extrema interação com o oceano, e seus reflexos são manifestados em diversas partes do planeta, provocando secas ou chuvas em excesso e afetando a economia de vários países.

64. O efeito da maritimidade atribuído ao clima e conjugado às influências de correntes marinhas quentes proporciona a formação de áreas desérticas, na maioria dos continentes em suaporção oriental.

Soma ( )

Questão 01. Bacias hidrográficas: (UFU-MG) Os rios são de grande importância para a organização do espaço geográfico, trazendo inúmeros benefícios para a sociedade. A seguir, apresentam-se alguns dos principais rios do mundo, suas características e importância econômica. A respeito desses rios, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

Coluna 1(1) Ganges(2) Reno(3) Nilo(4) Danúbio(5) Hoang-ho

(6) Volga

Coluna 2
( ) É muito poluído por produtos químicos; atravessa a maior região agrícola da China; possui vale de terras férteis, bons pastos e importantes jazidas minerais.

( ) É o mais extenso rio da Europa; nasce no norte da Rússia; consiste numa importante via fluvial de transporte; corre pela Planície Russa e deságua no Mar Cáspio.

( ) É uma importante via comercial; nasce na Floresta Negra; percorre vários países; deságua no Mar Negro, formando um grande delta que chega à fronteira da Ucrânia.

( ) Nasce nos Alpes Suíços; atravessa uma das regiões mais densamente povoadas da Europa, historicamente rica em comércio e trocas; deságua no Mar do Norte.

( ) É um dos rios sagrados dos hindus; oferece suprimentos de comida e água para os moradores da região; está se esgotando e pondo em risco os rios e as florestas do país.

( ) Forma-se em suas margens uma rica camada de húmus aproveitável para a agricultura; constitui-se uma grande artéria navegável; deságua no Mar Mediterrâneo, formando um grande delta.

Marque a alternativa que apresenta a sequência numérica CORRETA da 2ª coluna.A) 5, 6, 4, 2, 1 e 3B) 1, 4, 5, 6, 2 e 3C) 1, 3, 5, 2, 6 e 4

D) 5, 1, 3, 6, 2 e 4

Questão 02. (UFPel-RS) O Brasil, devido à sua grande extensão territorial e à predominância de climas úmidos, tem uma extensa rede hidrográfica que possibilita a existência de inúmeras paisagens.

Com base no texto e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir.
I. A hidrografia brasileira não possui lagos tectônicos, pois as depressões tornam-se bacias sedimentares; no território brasileiro, existem só lagos de várzea e lagos costeiros.

II. A maior quantidade de água do Rio Amazonas provém do derretimento de neve na Cordilheira dos Andes, caracterizando um regime misto (nival e pluvial).

III. No Brasil, em áreas de elevado índice pluviométrico, predominam rios de planície; a existência de muitos desníveis do terreno e de grande volume de água possibilita a produção de hidreletricidade.

IV. Os rios brasileiros que deságuam no oceano formam estuários, com exceção do Rio Amazonas, que possui foz mista (delta e estuário), e do Parnaíba, que possui foz em delta.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:A) I e III.B) I e IV.C) II e IV.D) II e III.

E) I e II.

Questão 03. Bacias hidrográficas: (UEM-PR–2008) Sobre os recursos hídricos do Brasil e seus problemas, assinale o que for CORRETO.

01. O Brasil está entre os países mais bem dotados do ponto de vista de recursos hídricos, em que se destacam também a Rússia e o Canadá.

02. A disponibilidade de água em território brasileiro é desigual, sendo a região Norte a mais bem servida e a região Nordeste, cujo interior é marcado por um clima semiárido, a mais carente.

04. Mesmo com problemas como os desmatamentos, que deixam os solos desprotegidos, acelerando a lixiviação, a erosão e o assoreamento dos cursos-d’água, os métodos exploratórios de garimpo com poluição das águas, além de outros fatores, nenhuma região brasileira ou regiões urbanas terão problemas em termos de quantidade e de qualidade de água.

08. No Nordeste brasileiro, o clima semiárido torna o solo permeável, provocando a frequente intermitência dos rios; mas a existência de aquíferos subterrâneos ameniza parcialmente o problema de disponibilidade de água na região.

Estude também sobre:  Hidrografia do Brasil Lista de Exercícios com Gabarito

16. No conjunto, o Norte e o Oeste do país dispõem de recursos bem superiores aos do Centro-Sul, que é a porção mais povoada do território brasileiro.
Soma ( )

Questão 04. (UFMG) No bloco-diagrama estão localizados cinco pontos, numerados de 1 a 5.

No que se refere à hidrografia brasileira, assinale a alternativa INCORRETA

Todas as afirmativas sobre esses pontos estão corretas, EXCETO:A) O ponto 1 localiza-se no terraço aluvial.B) O ponto 2 localiza-se no interflúvio.C) O ponto 3 localiza-se no talvegue.D) O ponto 4 localiza-se na ravina.

E) O ponto 5 localiza-se no meandro.

Questão 05. Bacias hidrográficas: (UFMG) Observe, na figura, o bloco-diagrama e os perfis.

No que se refere à hidrografia brasileira, assinale a alternativa INCORRETA

Os perfis A, B, e C, no bloco-diagrama, representam a largura e a profundidade de um rio em seu alto, médio e baixo curso.

Todas as afirmativas apresentam interpretações corretas do bloco e dos perfis, EXCETO:A) Quanto menor a declividade, maior é a largura do leito do rio.B) Quanto maior a declividade, menos profundo é o leito do rio.C) Quanto menos profundo o leito do rio, menor é a distância entre as suas margens.D) Quanto mais profundo o leito do rio, maior é a distância entre as suas margens.

E) Quanto menor a largura do rio, menor é altitude em que ele se encontra.

Questão 06. Bacias hidrográficas: (UFV-MG–2010) Com a construção da Usina de Sobradinho, no Rio São Francisco, formou-se até hoje o maior represamento de águas no Brasil, inundando dezenas de povoados e quatro cidades, e deslocando cerca de 70 mil pessoas. Esse contingente populacional foi reassentado a aproximadamente 700 Km de distância de onde vivia, contrariando a vontade das pessoas (além da relação econômica entre o homem e o meio ou espaço por ele habitado, existem relações de afeição pelo lugar – o espaço encerra história de vida).

Leia as afirmativas a seguir sobre as consequências da construção de uma barragem na vida das pessoas que foram reassentadas:
I. A mudança do local de moradia não interfere nas comunidades, visto que o ser humano não se territorializa.

II. A construção da identidade local é realizada a partir da posse da terra, portanto é irrelevante onde elas vivem.

III. Há um sentimento de perda, considerando que as pessoas constroem suas relações no lugar onde elas vivem.

IV. A cultura que as pessoas levam dos seus locais de moradia demanda a construção de nova territorialidade.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:A) III e IV.B) I e II.C) II e III.

D) I e IV.

Questão 07. Bacias hidrográficas: (UFTM-MG) Observe as afirmações:

I. A rede hidrográfica brasileira utilizada para a navegação está desigualmente distribuída pelo país, estando o maior potencial navegável localizado perifericamente às áreas de economia mais avançada.

II. No Brasil, os rios com maiores condições naturais para a navegação são o Amazonas e o Paraguai, assim como o médio vale do Rio São Francisco.

III. Os rios Tietê, Grande e Paranaíba são afluentes do Rio Paraná e banham importantes regiões altamente industrializadas do Sudeste brasileiro.

IV. A maior parte dos rios brasileiros são intermitentes, exceto aqueles localizados no sertão nordestino, que são temporários devido à irregularidade pluviométrica do clima.

V. O chamado Triângulo Mineiro compreende a região limitada pelos rios Paraíba e Grande, e faz fronteira com os estados de Goiás e de São Paulo.

Está CORRETO o contido apenas em:A) I e II.B) I e III.C) II e IV.D) III e V.

E) IV e V.

Questão 08. Bacias hidrográficas: (UFJF-MG) Apresentando diferenças de traçado, clima, extensão e relevo, o Rio São Francisco, no Brasil, e o Rio Nilo, na África, oferecem sugestivas analogias geográficas. Marque a alternativa que explica o fato descrito.

A) Cursos típicos de planalto, com climas tropicais contrastantes (verão chuvoso e inverno seco), só atingindo cotas altimétricas abaixo de 200 m em trechos próximos da foz.

Estude também sobre:  Simulado sobre Focos de Conflitos na Ásia

B) Áreas da foz em forma de deltas extremamente férteis, intensamente cultivados, e situados em oceanos abertos.

C) Cursos com direção Sul-Norte extremamente longos, percorrendo zonas de climas quentes contrastantes, inclusive secos, alimentados por cabeceiras situadas em áreas úmidas.

D) Médios e baixos cursos atravessando áreas desérticas que se beneficiam com a regularidade de suas cheias, obtidas graças aos represamentos realizados nos altos cursos.

Questão 09. Bacias hidrográficas: (UEPB–2006)Os países quentes dividem-se em dois tipos de domínios naturais, […] os países com abundantes e contínuas precipitações da zona equatorial […] e os países de fraca precipitação, sobretudo irregulares, onde predomina a incerteza da Vida.

GEORGE, Pierre. O homem na Terra, 1989. p. 38.

Identifique, nas proposições a seguir, as áreas em que estão inclusos os aspectos climáticos descritos no texto.
I. O Brasil, com suas dimensões continentais, é um país tropical que reúne os dois tipos de domínios citados pelo autor.

II. Os países europeus da costa mediterrânea, incluídos na categoria de países tropicais de fraca precipitação, são os que enfrentam problemas econômicos e sociais, devido a tais aspectos climáticos.

III. A República do Congo e a Indonésia, países situados na linha do Equador, apresentam florestas pluviais semelhantes à Hileia brasileira, todas enfrentando sério processo de desmatamento.

IV. Parte significativa dos países africanos, em especial na região do Sahel e a Etiópia, enquadram-se na categoria dos países de fraca precipitação, onde a população vive nos limites das possibilidades humanas.

Estão CORRETAS apenas as proposiçõesA) I, III e IV.B) II, III e IV.C) II e IV.D) III e IV.

E) I, II e III.

Questão 10. Bacias hidrográficas: (UEPB–2006)A falta de água para consumo humano deve ser o principal problema ambiental do milênio. […] Da água consumida no mundo, 70% é destinada à irrigação, 20% vai para a indústria e 10% para residências. […] a superexploração das águas e outros problemas fazem com que rios como o Amarelo, na China, Ganges, na Índia, e o Nilo, na África, não cheguem ao oceanodurante a estação mais seca.

ALMANAQUE ABRIL, 2002.

Identifique, entre as alternativas a seguir, as áreas mais atingidas pela falta de água no planeta.
A) Estados Unidos, União Europeia e Austrália.B) Arizona, Nordeste brasileiro e América do Sul.C) África, Ásia Central e Oriente Médio.D) América do Sul, África e América do Norte.

E) África Central, América do Sul e Sudeste Asiático.

🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.

Gabarito com as respostas das questões de Geografia sobre Bacias hidrográficas:

01. A; 02. B;03. Soma = 27 ;

04. C;
05. E;

06. A;
;

Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL

Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína