Como calcular raiz quadrada em c sem usar math.h

Por: Eduardo Casavella
Fornece um conjunto de funções para operações matemáticas, tais como funções trigonométricas, hiperbólicas, logaritmos, potência e arredondamentos.

Show

    Todas as funções da biblioteca math.h retornam um valor do tipo double.

    Na tabela abaixo apresentamos algumas funções presentes na biblioteca math.h

    Função Descrição do comando
    floor( ) arredonda para baixo
    ceil( ) arredonda para cima
    sqrt( ) Calcula raiz quadrada
    pow(variável, expoente) potenciação
    sin( ) seno
    cos( ) cosseno
    tan( ) Tangente
    log( ) logaritmo natural
    log10( ) logaritmo base 10

    No programa abaixo, temos um resumo das funções mais utilizadas e os comentários.

    Exemplo de utilização da biblioteca math.h

    #include <stdio.h> #include <conio.h> #include <math.h>//necessária para usar as funções matemáticas int main (void) { double x = 9.75; double arredonda_pbaixo = 0.0; double arredonda_pcima = 0.0; double raiz_quadrada = 0.0; double potencia = 0; double seno = 0; double cosseno = 0; double tangente = 0; double logaritmo_natural = 0; double logaritmo_xbase10 = 0; printf("\n********* Utilizando a biblioteca math.h ***********\n\n"); printf("\nFuncoes de arredondamento\n\n"); printf("Valor original de x = %f\n",x); arredonda_pbaixo = floor(x); printf("Valor aproximado para baixo %f \n", arredonda_pbaixo ); arredonda_pcima = ceil(x); printf("Valor aproximado para cima %f \n", arredonda_pcima); printf("\n----------------------------------------------------\n\n"); printf("\nFuncoes de raiz e potenciacao \n\n"); printf("Valor original de x = %lf\n",x); raiz_quadrada = sqrt(x); printf("Valor da raiz quadrada %f \n",raiz_quadrada); x = ceil(x); //arredondando o x para cima, x passa a valer 10 potencia = pow(x,2); //elevando o valor de x ao quadrado printf("Valor de %.2lf ao quadrado %.2f \n",x,potencia); printf("\n----------------------------------------------------\n\n"); printf("\nFuncoes trigonometricas\n\n"); x = 0; //atribuindo zero em x para fazer os cálculos trigonométricos seno = sin(x); printf("Valor de seno de %.2f = %.2f \n",x,seno); cosseno = cos(x); printf("Valor de cosseno de %.2f = %.2f \n",x,cosseno); tangente = tan(x); printf("Valor de tangente de %.2f = %.2f \n\n",x,tangente); printf("\n----------------------------------------------------\n\n"); printf("\nFuncoes logaritmicas\n\n"); x = 2.718282; logaritmo_natural = log(x); printf("Logaritmo natural de x %.2f = %.2f \n",x,logaritmo_natural); x = 10; logaritmo_xbase10 = log10(x); printf("Logaritmo de x na base 10 %.2f = %.2f \n",x,logaritmo_xbase10); printf("\n----------------------------------------------------\n\n"); getch(); return(0); }

    Tela de execução

    Como calcular raiz quadrada em c sem usar math.h

    Tela de execução da biblioteca math.h

    Até a próxima!

    Segue o código:

    #include <stdio.h> #include <math.h> int main() { double distancia; double x1, y1, x2, y2; scanf("%lf %lf ", &x1, &y1); scanf("%lf %lf ", &x2, &y2); distancia = sqrt (((x2 - x1)*(x2 - x1)) + ((y2 - y1)*(y2 - y1))); printf("%.4lf\n", distancia); return 0; }

    Na hora de executar o programa, ao invés dele pedir 4 entradas como está escrito na entrada, ele pede 5 sendo que a quinta não interfere no valor final. O que é essa última entrada e por que isso ocorre?

    O termo sqrt () significa “raiz quadrada” que calcula a raiz quadrada de qualquer número positivo ou negativo. O sqrt () em C pega um único valor como entrada e calcula sua raiz quadrada como saída. Aceita qualquer valor positivo ou negativo. Você pode usar a biblioteca “math.h” para implementar a função no código. A função sqrt () também calcula a raiz quadrada de tipos de dados float, inteiros ou long double. Tudo que você precisa fazer é usar um operador de elenco para converter o tipo de duplo.

    Para trabalhar com números flutuantes simplesmente use a função “sqrtf ()” e se você quiser lidar com o tipo duplo longo em seguida, use "sqrtl ()". Se você inserir qualquer valor negativo como uma entrada, a função sqrt () em C mostra um domínio erro. Venha, vamos verificar como a função sqrt () funciona na linguagem C. Aqui iremos elaborar sqrt () usando o compilador GNU GCC no Windows 10.

    Exemplo 1

    Nosso primeiro exemplo é calcular a raiz quadrada de um número flutuante longo usando a função sqrt (). Agora vamos verificar como o programa funciona. Abra o compilador GNU GCC no Windows 10 e selecione um novo arquivo vazio no menu de arquivos. Para criar um novo arquivo, você também pode usar um atalho de teclado ‘Ctrl + Shift + N’.

    Como calcular raiz quadrada em c sem usar math.h

    Agora o arquivo foi aberto com sucesso no Editor GNU. Bem, é hora de escrever um código C para elaborar sqrt (). Estaremos discutindo a maneira mais simples e fácil de calcular uma raiz quadrada usando sqrt () em linguagem C. Portanto, você deve adicionar as bibliotecas ‘stdio.h’ e ‘math.h’. Podemos então definir uma função principal no programa. Depois disso, usamos um método de declaração para declarar uma variável.

    Em seguida, definimos duas funções, ou seja, printf () e scanf (). Em seguida, a função prinf () em C é usada para imprimir o valor inserido por um usuário e a função scanf () obtém um número flutuante longo (% lf) do usuário. Em seguida, usamos uma função sqrt () para calcular a raiz quadrada de um número inserido pelo usuário.

    Como calcular raiz quadrada em c sem usar math.h

    Depois de escrever o código com sucesso, agora é hora de salvar seu arquivo de código com a extensão ‘.cc’ conforme abaixo. O nome do arquivo pode ser diferente em sua ilustração.

    Como calcular raiz quadrada em c sem usar math.h

    Agora, construa e execute o arquivo ou simplesmente use a tecla de atalho “F9” para verificar a saída de um código C de sqrt (). Siga as etapas fornecidas no console e clique na tecla “Enter”.

    Como calcular raiz quadrada em c sem usar math.h

    Exemplo 2

    Nosso próximo programa é calcular a raiz quadrada de um número de 1 a 10 usando a função sqrt (). O programa pega um número de 1 a 10 como entrada e exibe uma raiz quadrada desse número como saída. Vamos passar para o compilador GNU GCC no Windows 10 e selecionar um novo arquivo vazio ou usar o mesmo arquivo “Program1.cc”. Usamos o mesmo arquivo de código “Program1.cc” e fizemos alterações nele.

    Como calcular raiz quadrada em c sem usar math.h

    Aqui, usamos as mesmas bibliotecas padrão ‘math.h’ e ‘stdio.h’ assim como fizemos no exemplo anterior. Nesta ilustração, usamos uma variável inteira e um loop “for” para imprimir todos os números de 1 a 10. Usamos a função sqrt () na função printf () que recebe o tipo de dados double como entrada, então ajustamos a variável inteira para double. A função printf () mostra todos os números e suas raízes quadradas.

    Como calcular raiz quadrada em c sem usar math.h

    Salve novamente o arquivo “Program1.cc” para execução posterior. Então, novamente, crie e execute o código ou simplesmente use a tecla F9 para verificar a saída de um código C de sqrt (). Após compilar o programa acima, você obterá o resultado desejado.

    Como calcular raiz quadrada em c sem usar math.h

    Exemplo 3

    Nosso próximo programa é calcular a raiz quadrada de um número positivo usando a função sqrt (). Aqui está outro exemplo que recebe um número inteiro positivo como entrada e exibe um número inteiro positivo como saída. Vamos passar para o compilador GNU GCC no Windows 10 e selecionar um novo arquivo vazio ou usar o mesmo arquivo “Program1.cc”. Usamos o mesmo arquivo de código “Program1.cc” e fizemos alterações nele.

    Como calcular raiz quadrada em c sem usar math.h

    Usamos o mesmo ‘math.h' e 'stdio.h'Bibliotecas padrão como a função principal, assim como fizemos no exemplo acima. Nesta ilustração, definimos duas variáveis ​​inteiras. Uma variável é usada para entrada e a outra é usada para saída. Definimos duas funções, ou seja, printf () e scanf ().

    Então função prinf () em C é usado para imprimir o valor inserido por um usuário e a função scanf () pega um número do usuário para mostrar sua raiz quadrada. Em seguida, usamos uma função sqrt () para calcular a raiz quadrada de um número inserido pelo usuário. Por último, usamos uma função printf () que mostra o valor calculado da raiz quadrada.

    Como calcular raiz quadrada em c sem usar math.h

    Observação: Se o seu código não for executado, aborte a ação anterior e clique na guia construir e executar para execução posterior.

    Como calcular raiz quadrada em c sem usar math.h

    Novamente, crie e execute o código ou simplesmente use a tecla de atalho “F9” para verificar a saída de um código C de getch ().

    Como calcular raiz quadrada em c sem usar math.h

    Conclusão

    Neste tutorial, discutimos o uso e a importância da função sqrt () e sua implementação usando o compilador GCC. Discutimos três exemplos diferentes para a compreensão da função sqrt () na linguagem de programação C. Agora você pode usar facilmente inteiros e números de ponto flutuante longos com a função sqrt () na linguagem de programação C.